13 de Março de 2014

INSTALADA A ACADEMIA MANUEL FREITAS

O PSD de Viana o Castelo proferiu no passado sábado, dia 07 de março, na Praça da Galiza, a tertúlia inaugural “Do PPD ao PSD: Presente e Passado da Social-Democracia”, que marcou o início de atividades, da Academia Manuel Freitas.

O evento foi prestigiado pelo fundador do PSD em Viana do Castelo e presidente de honra da academia, Manuel Freitas e contou com as participações de Eduardo Teixeira (presidente do PSD de Viana do Castelo), Duarte Martins (presidente da JSD Alto Minho e coordenador da Academia Manuel Freitas), João Cruz (presidente dos TSD de Viana do Castelo) e Lucínio Araújo (ex-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo), entre outras personalidades da social-democracia.

“Decidiu a Comissão Política concelhia de Viana do Castelo na sua reunião de 02 de fevereiro último, criar uma academia de formação, para incentivar a participação cívica, aproximar os cidadãos da social-democracia, formar quadros e militantes, promover tertúlias e discutir temas de interesse local e regional, denominando esta importante valência como Academia Manuel Freitas”, afirmou o líder do PSD, Eduardo Teixeira, que sublinhou o interesse em “partilhar memórias, avivar percursos, recordar páginas da nossa história. Vamos recuar aos tempos das origens, viajar pelo período conturbado da nossa afirmação, vamos revisitar o fundador, o líder, o amigo, Manuel Freitas”.

O coordenador da academia, Duarte Martins, homenageou o fundador do PSD, Manuel Freitas, e traçou o seu perfil como pessoa e como líder político, um “homem com grande sentido de responsabilidade e que pautou a sua atividade política de uma forma desinteressada, privilegiando sempre os interesses e o bem-estar da sociedade em geral”.

Manuel Freitas viajou até ao passado e recordou e homenageou os primeiros dirigentes do PSD de Viana e do Alto Minho, as suas origens, vivências e mudanças, sem esquecer de mencionar o fundador do PSD Nacional, Francisco Sá Carneiro, entre outras ilustres figuras do nosso país.

A Academia Manuel Freitas vai ser coordenada por Duarte Martins e contará com a participação de Vasco Vilar (advogado e ex-presidente da Jurisdição), Manuel Gomes (quadro superior do IEFP) e Isabel Carvalho (professora-coordenadora de Educação Especial).